5 aplicações úteis para o seu teletrabalho
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As melhores aplicações para que o seu trabalho em casa seja mais eficaz

Queremos partilhar consigo as informações mais valiosas que a Equipa Alfaloc recebe. Por isso, reunimos as 5 aplicações mais importantes para desempenhar o seu trabalho em casa, e que consideramos ser imprescindíveis para que o teletrabalho seja eficiente.

Tal como já abordámos, para o trabalho remoto (ou teletrabalho) resultar é necessária autodisciplina. Autodisciplina significa “disciplina mantida por si próprio ou pelos próprios membros de um grupo; capacidade de se disciplinar”. 

 

 

1. Slack

Definindo o Slack em poucas palavras: É uma plataforma de comunicação interna para a sua empresa, com funcionalidades que permitem mais capacidade de customização e interação entre todos os colaboradores, além da facilidade de partilha de todo o tipo de arquivos.

Para começar a usar o Slack, precisa de criar uma conta e depois uma equipa, que normalmente será um canal geral, onde comunicação interna da sua empresa se concentrará. É possível criar, posteriormente, mais do que uma equipa dentro do Slack, caso a sua empresa seja dividida por departamentos. Por cada equipa que irá criar, será gerado um canal onde pode discutir assuntos de interesse relativos a essa equipa. Por exemplo: Marketing, Atendimento ao Cliente, Contabilidade, etc.

Esses canais podem ser públicos (todos os participantes da empresa têm acesso), ou fechados (apenas os participantes do grupo têm acesso ao conteúdo escrito e partilhado).

Pode ter acesso ao Slack de forma gratuita, embora com menos funcionalidades.
Pode também instalar no seu iPhone ou Android para que seja mais fácil responder rapidamente.

O Slack é um dos produtos do grupo Atlassian, onde também se inserem outros softwares de gestão de tarefas e de equipas: o Trello, o Jira, o Bitbucket e o Confluence.

 

2. Trello

Trello é uma ferramenta para coordenar e esquematizar as suas tarefas da semana. É bastante simples e intuitiva, já que é uma aplicação disponível para iPhone e Android, e possui um website bastante responsivo e fácil de usar.

Esta aplicação baseia-se em tickets e boards, que o utilizador modifica como desejar. Assim é possível organizar as suas tarefas com datas limites, etiquetas e cores, da forma como desejar, para estabelecer prazos e conseguir atingir todos os objetivos diários, semanais e mensais. No Trello também é possível anexar imagens e ficheiros a cada tarefa.

 

3. Google Calendar / Apple Calendar

O Google Agenda (ou Google Calendar) e o Calendário da Apple (Apple Calendar) são serviços de agenda e calendário online gratuitos, e estão disponíveis em web e no seu telefone.

Com estas aplicações, é possível adicionar, controlar eventos e compromissos, e também partilhar os mesmos com outros colaboradores.

Para manter a sua agenda organizada, aconselhamos uma destas opções para ter todos os seus compromissos sincronizados no seu computador de trabalho, e no seu telefone pessoal, para nunca se esquecer de nada!

O Google Calendar também permite enviar alarmes (notificações e avisos por email) antes de um evento, com uma antecedência escolhida por si: desde 1 minutos antes até 2 semanas antes. Pode adicionar vários alarmes para o mesmo evento: lembrar-me 3 dias antes, lembrar-me 1 dia antes, etc.

 

4. Microsoft Teams

O Microsoft Teams é ótimo para substituir as reuniões presenciais, já que integra a funcionalidade de conferência em vídeo. E tem uma ferramenta muito útil para quem tem aquela desarrumação por causa dos filhos, que é a possibilidade de desfocar o fundo durante a chamada, para a atenção estar focada só em si e no que tem a dizer.

Esta aplicação está disponível no iOS, Android e no seu computador, seja ele Macintosh ou Windows, mas apenas na forma paga. Se instalar o Office 365 esta funcionalidade já está incluída.

 

5. Google Drive / One Drive / Dropbox

O seu trabalho é um bem muito valioso. E por isso deve ser protegido. Não armazene os seus ficheiros apenas no seu computador, pois isso deixará o seu trabalho exposto a acidentes que possam acontecer (avaria devido a falha elétrica, dano do computador devido a queda ou ao derrame de água, etc) e assim perderá todo o seu trabalho.

Ter os seus documentos alojado numa “cloud” é essencial para não só ter o seu trabalho sempre salvaguardado, mas também o ter disponível em qualquer lado (não que vá ser preciso. Não saia de casa!)

Por isso sugerimos o Google Drive, o One Drive, a Dropbox, ou outra aplicação de cloud, para ter o seu trabalho sempre disponível em qualquer lugar. Seja no telefone, seja no seu computador, basta ter uma ligação à internet e o seu trabalho estará salvaguardado.

 

 

Sobre o Coronavirus, aproveite para conhecer as medidas que a Alfaloc está implementar e que também pode implementar na sua empresa.

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