Há vários nomes: "teletrabalho", "trabalho remoto", "homeoffice" ou "trabalho à distância".
Queremos partilhar consigo as informações mais valiosas que a Equipa Alfaloc recebe.
Por isso, seguem abaixo os 11 conselhos que consideramos ser imprescindíveis para que o teletrabalho corra pelo melhor.
Já agora, é importante explicar que os conselhos abaixo foram construídos por colegas para partilhar com os seus próprios colegas, por isso não estranhe o nosso "tu".
Antes de tudo, para que o trabalho remoto (ou teletrabalho) resulte é necessário autodisciplina. Autodisciplina significa “disciplina mantida por si próprio ou pelos próprios membros de um grupo; capacidade de se disciplinar”.
Isto significa, por exemplo, desligar a TV.
E as notificações das redes sociais? Sabias que de cada vez que és interrompido/a demoras 20 minutos a repor o nível de concentração que tinhas antes?
Estabelece horários.
A tua família deve manter as rotinas.
Se as crianças optarem por ficar em casa contigo, vai ser difícil ter concentração para trabalhar.
Mais que definir, escreve. Escreve, e afixa.
Só quando escrevemos os nossos objetivos é que estamos de facto a comprometermo-nos com eles. Ao afixar, vais relembrar-te, o que te ajuda a retomar o foco sempre que necessário.
Estás a trabalhar. Não fiques de pijama.
Vestires-te como se fosses para o local de trabalho faz com que o teu cérebro perceba que não estás de férias, e que não é fim-de-semana.
Ou seja, não fiques demasiado confortável, por que isso leva a que o teu cérebro relaxe demasiado, e tenhas dificuldade em cumprir os objetivos do dia. Lembras-te da autodisciplina?
Este deve ser o teu primeiro investimento de tempo.
Vai ditar o sucesso ou insucesso do teu trabalho remoto.
Trabalhar num sítio muito confortável como o sofá não vai resultar.
Trabalhar num espaço comum a outras pessoas da família como a mesa da cozinha ou sala também não vai resultar. Porquê?
Queres estar concentrado a ler/enviar um mail, ou a responder a um cliente, e tens alguém perto de ti a brincar, ou a comentar o seu dia, ou a mexer em pratos, copos e talheres, e a dizerem-te para tirares o computador e os teus papéis da mesa porque é hora da refeição.
E se o teu espaço tiver vista direta para a televisão?
Problemas. Afasta-te das distrações.
Precisas de um espaço tranquilo.
Não precisa de ser grande. Precisa de ser o teu espaço, onde há silêncio e podes manter computador e papéis de um dia para o outro. Vê sugestões aqui.
Já agora, claro que o acesso à internet é imprescindível.
E ainda: é importante arejar o espaço para garantir a renovação do oxigénio.
Estar a trabalhar em casa não significa que fiques agora responsável por todas aquelas tarefas domésticas que estão por fazer há semanas. Estás a trabalhar, mas noutro local diferente do habitual. Pode ser sensato teres uma conversa com o/a companheiro/a para esclarecer que não vais agora ter tempo para passar aquela máquina de roupa a ferro.
E também não significa que possas brincar com as crianças o tempo todo. Para os mais pequenos é difícil de perceber. Vais ter seguramente mais tempo para brincar com eles, mas é necessário estabelecer regras. Tens objetivos para cumprir.
Conselho: explica à tua família o teu novo horário.
Se não vamos estar perto uns dos outros, é mais difícil que a informação circule de forma eficaz. O trabalho remoto exige um maior esforço de feedback e ponto de situação por todas as pessoas.
Mas não queremos atolarmo-nos em mais mails.
O Slack será provavelmente o melhor amigo tecnológico. Mas há mais plataformas, que podem facilitar videoconferências: Whereby, Skype, Hangouts da Google são alguns exemplos.
Trabalhar concentrado/a é importante, mas só é possível se também tiveres momentos para aliviar a cabeça.
Momentos de pausa são necessários para depois retomares a tua concentração num alto nível.
Pausas, sim. Mas se estiveres desatento, vais perder a noção de tempo, e quando deres por ti já perdeste 1 hora.
Se isso acontecer comprometes os resultados do teu dia.
Mais que isso, comprometes os resultados da tua equipa.
Pela tua saúde, faz exercício pelo menos 15 minutos por dia.
Alivia o stress e a sensação de estar fechado. O ideal seria uma caminhada.
Isto ajuda a repor níveis de hormonas benéficas no teu cérebro, para que possas continuar a manter a tua concentração quando for necessária.
Bebe água. Apanha sol. Ações fáceis que melhoram a tua saúde.
Se vais fazer uma videochamada com alguém, atenção ao cenário por trás de ti.
Não é suposto perceber-se que está tudo por arrumar. Isso dará a ideia de que és uma pessoa desorganizada.
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Este pdf contém os 11 conselhos e ainda mais informação útil.
Abra e guarde para si.