A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo.
Temos um gosto especial em participar na comunidade envolvente de forma positiva.
Na Visão da empresa, declaramos fazer parte do compromisso da alfaloc a participação no desenvolvimento das comunidades onde a alfaloc está inserida.
Mas a responsabilidade social não é só sobre a comunidade, mas também sobre a equipa. Por isso, a alfaloc faz questão de ter iniciativas e projetos internos que fazem os seus colaboradores sentirem-se valorizados.
É de uma especial importância para a felicidade dos colaboradores a promoção de um ambiente interno com sentido construtivo e de entreajuda.
A Adesão ao Business Council for Sustainable Development (BCSD) Portugal é mais um passo de enorme responsabilidade rumo aos princípios da responsabilidade social.
Uma associação sem fins lucrativos que agrega e representa mais de 170 empresas de referência em Portugal, que se comprometem ativamente com a transição para a sustentabilidade.
A missão da BCSD passa por ajudar as empresas associadas na sua jornada para a sustentabilidade, promovendo o impacto positivo para stakeholders, a sociedade e o ambiente.
Um desafio que a Alfaloc encarou de frente e que pretende assumir cada vez mais com a maaior das responsabiidades.
O planeta é verde. Nós somos vermelho.
A persecução de um estado de crescente impacto sustentável é muito possivelmente o maior desafio do setor dos transportes.
Por inerência à atividade, transportar um produto requer o movimento de toneladas, em resultado do peso do veículo e da própria carga em transporte.
Como este processo de deslocar uma carga do ponto A para o ponto B requer uma quantidade massiva de energia, dificilmente o setor dos transportes consegue atingir um estado de neutralidade carbónica, sem a existência de tecnologia revolucionária, que permita a necessária atuação de longo curso, sem incrementar a variável do peso e em última linha, onerar em demasia um serviço do qual dependem a maioria das cadeiras de valor de todo o mundo.
No entanto, enquanto esta tecnologia não surge e não se massifica, cabe às empresas, no âmbito da sua responsabilidade de sustentabilidade, encetarem as ações realistas para atenuarem o contributo vermelho desta atividade, no mundo que se pretende verde.
Este é o nosso compromisso de sustentabilidade. Levar a cabo ações que atenuem o contributo vermelho da nossa atividade, contribuindo para um mundo mais verde.
Estas ações podem obedecem a um leque de princípios divididos em 3 grandes áreas: a ambiental; a social; e a de governança.
Na área ambiental, a ALFALOC espera reduzir a sua pegada ecológica através de um plano de ação que visa:
Na área social:
Na área de Governança: